Escola do Legislativo

Missão | A Escola | Visão | Equipe | Notícias |

Newsletter



08-06-18 10:10

Inscrições abertas para Audiodescrição

Audiodescrição está de volta. O foco é Educação e vai dar continuidade ao primeiro curso realizado em janeiro, na Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. O curso vai ser realizado no período de 23 a 27 de julho, nos turnos manhã e tarde. O curso é voltado para professores, editores de vídeos, produtores e jornalistas. A finalidade é melhorar o ensinamento às pessoas com deficiência.

 

“Os deficientes visuais, por exemplo, não têm acesso aos livros paradidáticos adotados nas escolas particulares e públicas. E agora vai aumentar a quantidade de livros com imagens e vídeos. Com isso, o profissional que leciona vai ter que descrever as imagens e os áudios para que os alunos tenham mais autonomia na hora de estudar”, explicou o professor Ernani Nunes, que é Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e especialista em Ensino de História das Artes e da Religião e pela Universidade  Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

Audiodescrição é um método que traduz imagens em palavras a fim de tornar as imagens acessíveis às pessoas com deficiência visual  e é direcionado àqueles que convivem  com deficientes visuais, tais como familiares, professores, profissionais dos meios de comunicação e da área da saúde, guias turísticos, e todos que desejam enriquecer  sua capacidade comunicacional para tornar as imagens mais compreensíveis, como por exemplo, programas de televisão, passeios, teatros. atividades escolares, exames médicos.



A profissão de audiodescrição foi reconhecida e incluída pelo Ministério do Trabalho na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob o código 2614-30. Em 2015, a Lei nº 13.146, denominada Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência.  (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Essa lei afirma que "os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir o uso da audiodescrição". Os benefícios deste recurso estendem-se também a pessoas com deficiência intelectual, autismo, idosos, baixa-visão, estudantes com dislexia, déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem.

 

Aulas

As aulas são ministradas com partes teóricas e expositivas, exercícios práticos com aprofundamento de diretrizes tradutórias para a audiodescrição de configurações estáticas como fotos e capas de livros. As avaliações estão vinculadas à participação e realização das atividades, tanto em grupo como individuais.