Escola do Legislativo

Missão | A Escola | Visão | Equipe | Notícias |

Newsletter



11-07-18 09:51

Escola do Legislativo atende mais de 900 pessoas no 1º semestre

 

 

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão encerra o primeiro semestre do exercício de 2018 com um saldo positivo em suas ações, principalmente pelo alcance social que obteve junto aos servidores da Assembleia Legislativa do Piauí e a comunidade. Mais de 900 pessoas foram atendidas nesse período com a realização de cursos.


Ao todo, foram ministrados quatro cursos de extensão, tendo 98 pessoas inscritas. Cerca de 10% das vagas foram destinadas ao público interno da Alepi e o restante aos demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de diversas instituições comunitárias e profissionais liberais.


Introdução a Audiodescrição foi o primeiro curso aplicado, sendo executado no período de 15 a 19 de janeiro. Durante 60h/a, 40 profissionais de várias áreas e professores que trabalham com Educação Especial tiveram aulas com o professor Ernani Nunes, que é Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e especialista em Ensino de História das Artes e da Religião e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Audiodescrição é um método que traduz imagens em palavras a fim de tornar as imagens acessíveis às pessoas com deficiência visual e é direcionado àqueles que convivem com deficientes visuais, tais como familiares, professores, profissionais dos meios de comunicação e da saúde, guias turísticos, e todos que desejam enriquecer sua capacidade comunicacional para tornar as imagens mais compreensíveis, como por exemplo, programas de televisão, passeios, teatros, atividades escolares e exames médicos.


Já o curso de Planilhas Eletrônicas de Excel teve duas turmas: Básico com 16 participantes, ministrado nas dependências da Central de Atendimento ao Público da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Teresina, no período de 15 de maio a 19 de junho, num total de 30 horas/aulas, pelo professor Josias Abreu. E Excel Avançado com 13 participantes, também ministrado nas dependências da CAP, de 14 de maio a 20 de junho, num total de 30 horas/aulas.


Segundo o coordenador geral de cursos da Escola do Legislativo, professor José Lopes Neto, o curso foi preparado especificamente para aplicação pelos auditores fiscais da PMT. A finalidade foi ensinar o manuseio da operacionalidade com as tabelas dos tributos afeto e de responsabilidade do município - IPTU, ISS entre outros.


Licitação e Contratos com Formação em Pregoeiro também foi ministrado na Escola do Legislativo, pelo professor especialista Elder Jales, com carga horária de 40 horas/aulas, no período de 07 a 18 de maio com a participação de 31 profissionais autônomos ligados à área.


Realizado de 18 a 29 de junho, o curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos foi ministrado pela professora Lucineide Rodrigues para 18 pessoas da comunidade. A carga horária foi de 40h/a e os participantes tiveram noções sobre o passo a passo para fazer um projeto a fim de alocar recursos para a execução de serviços que beneficiam a comunidade.

  

Pós-graduação

Com relação à pós-graduação, que é executada pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR) dentro das instalações da Escola do Legislativo, foram matriculados 833 alunos, assim distribuídos:

1- Direito Eleitoral, início: 23.02

Quantidade de alunos: 30

2 - Direito Civil e Processo Civil – Turma VII

Início: 23.02.

Quantidade de alunos: 72

3 - Direito Civil e Processo Civil – Turma VIII

Início: 23,02

Quantidade de alunos: 61

4 - Direito Penal e Processo Penal - Turma I

Início: 16.02

Quantidade de alunos: 51

5 - Direito Penal e Processo Penal - Turma II

Início: 23.02

Quantidade de alunos: 62

6 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma I

Início:16.02

Quantidade de alunos: 72

7 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma II

Início:23.02

Quantidade de alunos: 36

8 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma III

Início: 25.05

Quantidade de alunos: 60

09 - Gestão Pública com Ênfase em Licitações e Contratos

Início: 26.03

Quantidade de alunos: 54

10 - Comunicação, Marketing Político e Mídia Digitais

Início: 01.03

Quantidade de alunos: 36

11 – Contabilidade, Finanças e Orçamento Público

Início: 05.03

Quantidade de alunos: 47

12 - Direito Agrário e Ambiental

Início: 09.03

Quantidade de alunos: 80

13 - Auditoria, Controladoria e Compliance

Início: 18.06

Quantidade de alunos: 18

14. Mediação de Conflitos

Início: 02.02

Quantidade de alunos: 55

15 – Gestão Educacional com Habilitação em Docência do Ensino do Ensino Superior e Administração Escolar

Início: 29.01

Quantidade de alunos: 51

16 – Direito Público com Ênfase em Municipal

Início: 22.02

Quantidade de alunos: 48


Para a realização dessas especializações foram firmados convênios com o Tribunal de Justiça (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Ministério Público, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Cesvale.


Eventos

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão esteve presente no 1º Seminário Nacional de Educação para a Vida, que ocorreu nos dias 23 e 24, no Cine Teatro na Alepi com os temas: Comportamentos Autodestrutives; Infância não é fase de construir currículum; Educação Contemporâneas; Saúde Emocional de Crianças. Ministrantes: Dr. Luizir de Oliveira; Dr. Carlos Henrique de Araújo Neto; Daniel Becker; Prof. Elielson Maciel Santana; Dr. Aislan Leal; Prof. Alessander Mendes; Drª.Tânia Paris. Com a participação de 191 estudantes e professores, tendo uma carga horária de 20 horas/aulas.


A instituição, representada pelo coordenador José Lopes Neto, compareceu à solenidade de colação de grau de cursos oferecidos pela Faculdade Estácio/CEUT de Teresina, envolvendo 210 bacharéis concludentes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento aconteceu no espaço do Atlantic City, no dia 2 de abril.


A Escola do Legislativo recebeu a visita de alunos da Escola CPI de Teresina nos dias 3 e 12 de abril. Na ocasião, os alunos conferiram a palestra sobre o papel do Poder Legislativo, a divisão tripartite da forma de governo e responderam aos questionamentos dos estudantes quanto a importância da escolha dos membros do Legislativo e Executivo. Dessa Escola foram recepcionados 140 estudantes e respectivos professores da área de Filosofia e Sociologia.


A instituição participou também do Ciclo de Palestra sobre Mudanças na Legislação Eleitoral, Planejamento e Marketing para Políticos, ministrado no dia 19 de abril de 2018, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, com a presença de 63 pessoas.

]

No dia 30 de maio foi a vez de recepcionar 50 estudantes do Centro Estadual de Educação de Tempo Integral Pedro Coelho de Resende, do município de Boa Hora.


Programação

Para o 2º semestre há previsão dos cursos de extensão de Teleatendimento, Excel Básico e Avançado, Multimídia, Arquivamento de Documentos, Atendimento ao Público, Cerimonial Público, Redação Oficial, Produção em TV, Fotografia Digital, Gerenciamento de Projetos, Técnica Legislativa com base no Regimento Interno da Câmara de Teresina-PI e Oratória.


A Escola ainda tem o propósito de trabalhar através de atividades externas em parceria com o INTERLEGIS e o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB. Estes cursos são na modalidade à distância.