Escola do Legislativo

Missão | A Escola | Visão | Equipe | Notícias |

12-11-18 10:37

Escola do Legislativo do Piauí participa do XXXII Encontro da ABEL

No XXXII Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado de 7 a 9 deste mês, em Curitiba (PR), foram apresentados projetos em execução, ministradas palestras de diversos temas sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições que compõem a Associação, além de discussões a fim de potencializar o desenvolvimento das escolas da assembleias legislativas e dos tribunais de contas. Ficou decidido ainda que a capital baiana vai sediar o próximo encontro onde o evento completa 15 anos. O coordenador geral de cursos da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, José Lopes Neto, representou a Assembleia Legislativa do Piauí.

Abertura

A abertura da ABEL ocorreu no, auditório do Tribunal de Contas do Paraná -TCEPR, na noite do último dia 8. A mesa foi composta pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral; o presidente da Abel, Florian Madruga; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Sérgio Renato Bueno Balaguer; a diretora da Escola de Gestão Pública do Tribunal, Mady Cristine de Lemos Marchini; e o diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Dylliardi Alessi.

Madruga destacou que se deve celebrar os 30 anos da Constituição Federal por representar o período mais longo do Estado democrático de direito brasileiro. "A Abel foi criada nas dependências do Senado Federal, amparada no texto da Carta Magna, que determina, no artigo 39, a criação de Escolas de Governo para a capacitação dos servidores da administração pública", afirmou Madruga.

"Passadas três décadas desde a publicação da Constituição, hoje são mais de 200 escolas, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, no Tribunal de Contas da União e de cada Estado, nas assembleias legislativas estaduais e em câmaras municipais", completou. Madruga concluiu que as escolas têm cumprido, com eficiência e profissionalismo, sua missão constitucional. "As escolas se transformaram em instituições que vão ao encontro dos cidadãos brasileiros", completou.

O presidente do TCE-PR salientou a importância do encontro para o compartilhamento de conhecimento entre os representantes dos TCs, assembleias e câmaras municipais de 17 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Para Durval, o evento é ainda mais especial porque em 2018 são comemorados os 15 anos de existência da Abel. O conselheiro mencionou a contribuição da associação no desenvolvimento e na construção de uma gestão pública mais ágil e eficiente.

"O entendimento do papel das escolas do Legislativo e de contas é estratégico para fomentar o desenvolvimento da gestão pública. Elas possuem a capacidade de serem irradiadoras de cultura, técnicas e conhecimento que, seguramente, vão permitir a transformação da administração pública", afirmou Durval.

Premiação

O Prêmio ABEL 2018, que anualmente reconhece e premia os melhores projetos desenvolvidos por escolas de câmaras municipais, assembleia e tribunais de contas, foi entregue no XXXII Encontro realizado em Curitiba de 7 a 9 de novembro, a cinco Escolas em três modalidades:

COMUNIDADE

1. Escola do Legislativo Prof. Dr. Mário Vani Bemfica - Varginha (MG)

2. Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá (PA)

3. Escola do Legislativo de Santa Catarina Deputado Lício Mauro da Silveira (SC)

EDUCAÇÃO LEGISLATIVA

1. Escola do Parlamento de Itapevi Dr. Osmar de Souza (Itapevi/SP)

PORTAL

1. Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte