Presidente recebe jovem deputada do programa Plan International Brasil
10/10/2019 13h45

Para tratar sobre o empoderamento feminino e sobre as garantias os direitos das meninas, o presidente da casa, deputado Themístocles Filho, recebeu a visita da Mauricelia Lima, que é a deputada por um dia através da Plan International Brasil. Ela estava acompanhada da deputada Lucy Soares, que hoje cede seu lugar para essa jovem emponderada.
“É importante e já existe na Câmara Federal. São jovens que vão vê de perto o trabalho dos parlamentares e isso acontece no Congresso Nacional e a deputada Lucy tá trazendo essa ideia para a Assembleia e nós vamos abraçar essa ideia para que a juventude saiba como é um projeto de lei, um requerimento, qual o trâmite, quais as comissões que está acontecendo, o que um deputado pode fazer além de fazer leis, o que podem solicitar, uma crítica, tudo isso é bom porque os deputados participam das soluções do nosso estado. É importante para ela que nessa manhã será uma deputada”, disse o presidente da casa, deputado Themístocles Filho.
A educadora social da Plan, Lidiane pinto, afirma que movimento acontece no mundo todo. “Essas ocupações faz parte do movimento ‘Meninas Ocupam’ que foi tema de uma campanha em 2014. A partir daí se tornou um movimento que vem acontecendo no mundo todo onde meninas de projetos sociais são escolhidas para ocupar espaço de poder. Aqui em Teresina nós estamos, hoje, ocupando o cargo da deputada Lucy, através de menina de 19 anos que participa de projetos da Plan. O objetivo é que essas meninas realmente se percebam como protagonista”, explicou.

Para tratar sobre o empoderamento feminino e sobre as garantias os direitos das meninas, o presidente da casa, deputado Themístocles Filho, recebeu a visita da Mauricelia Lima, que é a deputada por um dia através da Plan International Brasil. Ela estava acompanhada da deputada Lucy Soares (PP), que hoje cede seu lugar para essa jovem emponderada. A Plan International Brasil desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajudem a transformar suas realidades.

Plan Internacional trabalha para que crianças e jovens sejam protagonistas de suas próprias histórias  conduzindo seus próprios desenvolvimentos e para que isso que aconteça, trabalham dentro de 3 eixos: progredir, decidir e liderar. “É uma atividade realizada pela ONG Plan Internacional por meio de atividades para encorajar e empoderar as nossas meninas que ainda hoje sofrem desigualdade de gênero e essa desigualdade leva a discriminação social e econômica para o pleno desenvolvimento dessas meninas. Então esse ato, que é um ato significativo, mostrará para essas meninas que elas podem sim ocupar qualquer espaço de destaque porque são meninas empoderadas e nós acreditamos que o empoderamento deve acontecer desde cedo durante a infância e a adolescência”, disse a deputada Lucy Soares.

Nayane Miranda - Edição: Katya D'Angelles