Polos de Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e Delta do Parnaíba já existem, esclarece Flávio Júnior
03/12/2019 12h43

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) esclareceu sobre a existência dos polos turísticos do Piauí. O esclarecimentro do deputado diz respeito a proposta levantada pelo deputado B. Sá (Progressistas) para criação de quatro polos de incentivo turístico no estado: Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e o Delta do Parnaíba. No entanto, segundo Flávio Júnior, os polos já existentem e são reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Flávio Júnior explicou que o Piauí foi dividido em sete polos turísticos. “Inicialmente eram 127 municípios considerados turísticos, em 2016 ficou com 35. Em 2017, houve outro remapeamento e o Piauí aumentou o número para 70 municípios. Este ano, diminuiu para 30 devido a exigência dos critérios estabelecidos pelo MTur para os municípios”, explica o parlamentar que comandou, até pouco tempo atrás, a pasta do turismo no Estado.

O mapeamento de regiões turísticas do Brasil, vem desde 2010, sendo o Programa de Municipalização do Turismo, substituído em 2008 pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com o intuito de descentralizar as ações de desenvolvimento do turismo e potencializar a criação das regiões turísticas para que todos os Estados pudessem trabalhar de forma integrada.

O parlamentar pedetista reforçou que o Governo tem buscado apoios e recursos para impulsionar o potencial turístico em todo o Estado. Ele lembrou que, o Piauí recebeu, em Brasília, o Selo + Turismo, certificação que permite que o estado piauiense pode solicitar recursos, junto aos bancos de desenvolvimento, para o financiamento de obras de infraestrutura no setor. “O Selo identifica que os planos e projetos foram analisados e estão alinhados com o Programa do Ministério” pontua o deputado.

Polos reconhecidos pelo Ministério do Turismo:

Polo Teresina
- José de Freitas