Polos de Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e Delta do Parnaíba já existem, esclarece Flávio Júnior
03/12/2019 12h43

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) esclareceu sobre a existência dos polos turísticos do Piauí. O esclarecimentro do deputado diz respeito a proposta levantada pelo deputado B. Sá (Progressistas) para criação de quatro polos de incentivo turístico no estado: Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e o Delta do Parnaíba. No entanto, segundo Flávio Júnior, os polos já existentem e são reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Flávio Júnior explicou que o Piauí foi dividido em sete polos turísticos. “Inicialmente eram 127 municípios considerados turísticos, em 2016 ficou com 35. Em 2017, houve outro remapeamento e o Piauí aumentou o número para 70 municípios. Este ano, diminuiu para 30 devido a exigência dos critérios estabelecidos pelo MTur para os municípios”, explica o parlamentar que comandou, até pouco tempo atrás, a pasta do turismo no Estado.

O mapeamento de regiões turísticas do Brasil, vem desde 2010, sendo o Programa de Municipalização do Turismo, substituído em 2008 pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com o intuito de descentralizar as ações de desenvolvimento do turismo e potencializar a criação das regiões turísticas para que todos os Estados pudessem trabalhar de forma integrada.

O parlamentar pedetista reforçou que o Governo tem buscado apoios e recursos para impulsionar o potencial turístico em todo o Estado. Ele lembrou que, o Piauí recebeu, em Brasília, o Selo + Turismo, certificação que permite que o estado piauiense pode solicitar recursos, junto aos bancos de desenvolvimento, para o financiamento de obras de infraestrutura no setor. “O Selo identifica que os planos e projetos foram analisados e estão alinhados com o Programa do Ministério” pontua o deputado.

Polos reconhecidos pelo Ministério do Turismo:

Polo Teresina
- José de Freitas
- Monsenhor Gil
- Santa Cruz dos Milagres
- Teresina

Polo das Águas
- Barras

Polo Histórico Cultural
- Acauã
- Amarante
- Belém do Piauí
- Francinopólis
- Oeiras
- Pimenteiras
- Pio IIX
- Valença

Polo das Nascentes
- Alvorada do Gurgueia
- Avelino Lopes
- Bom Jesus
- Cristino Castro
- Gilbués

Polo Costa do Delta
- Parnaíba
- Luis Correia
- Ilha Grande
- Cajueiro da Praia

Polo Aventura e Mistério
- Buriti dos Lopes
- Castelo do Piauí
- Juazeiro do Piauí
- Pedro II

Polo das Origens

- Coronel José Dias
- Pajeú do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Socorro do Piauí

 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí