13-05-20 17:14

Situação de pacientes infectados pela Covid-19 é discutida em audiência pública

Em audiência pública virtual, realizada na manhã desta quarta-feira (12) pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, gestores da Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) e representantes dos hospitais estaduais e outros órgãos de saúde, explicaram qual é a situação do Piauí em relação ao tratamento dos pacientes com Covid-19. A audiência foi proposta pelo deputado Francisco Limma (PT).

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, participou da reunião virtual e falou de um possível colapso do sistema de saúde do Estado. “Nós estamos fazendo um esforço em conjunto, em todo o Estado, para a liberação de novos leitos de UTI para evitar o colapso do sistema. Temos os hospitais de campanha e também estamos conseguindo leitos em hospitais particulares”, disse o Secretário. Florentino Neto também falou sobre o aumento do numero de leitos de estabilização.

“Hoje o nosso grande problema é que para que tenhamos efetivação. Precisamos de alguns equipamentos, e um deles é o respirador, com o qual estamos tendo muita dificuldade de aquisição tanto no mercado nacional como internacional. Mas queremos dizer a todos que existe um grande esforço do Estado nesse sentido”, disse Florentino Neto.

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN), Adelino Soares Lima, falou sobre as dificuldades que o laboratório tem enfrentado para a extração de NRA do novo coronavírus. “Estamos aguardando a chegada de kits para a extração automatizada e logo que isso acontecer, colocaremos em dias os exames. Estamos fazendo de tudo para minimizar o tempo de espera dos resultados dos exames”, disse.

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa, professor da Universidade Federal do Piauí, também participou da audiência e reforçou a importância do isolamento social para evitar o colapso do sistema de saúde.

O Conselho Regional de Medicina (CRM Piauí) foi representando na reunião pelo seu corregedor, médico Dagoberto Ferreira, que pediu o setor político seja aliado da saúde neste momento de enfretamento da pandemia.

Já a Prefeitura de Teresina foi representada pelo Secretário Municipal de Finanças, Francisco Canindé, que falou sobre os decretos lançados e sobre o isolamento social na capital. Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), disse que o Conselho está visitando os municípios pra reforçar a saúde básica.

Situação dos Hospitais

Para explanar a situação dos hospitais estaduais que estão à frente do combate a pandemia, diretores e representantes participaram da reunião. O primeiro a se pronunciar foi Carlos Teixeira, diretor técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, que falou sobre a implementação de novos leitos de UTI na Hospital e sobre a implantação de um plano de contingência para a abertura de novos leitos clínicos e de contenção no município. “Estamos trabalhando para atender, da melhor forma possível, os pacientes dos 33 municípios piauienses e ainda do Ceará e Maranhão que chegam ao HEDA”, disse o José Manoel Lima Lobo Junior, diretor geral do HEDA que também participou da reunião.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, José Noronha, explicou que o hospital segue em reforça para dar uma melhor estrutura para os pacientes e também reforçou a importância do isolamento e a necessidade de implementação do contingente de trabalho. “É inevitável a contaminação de alguns profissionais, e nós precisamos de nos preparar para mais essa dificuldade”, alertou o médico.

A diretora-geral do Hospital Regional Justino Luz de Picos, Samara Sá, falou sobre a ampliação dos leitos clínicos a substituição da subestação de energia para suportar o novo espaço do hospital. O diretor do Hospital Regional Tibério Nunes de Floriano, Dr. Davyd Teles, falou sobre a ala exclusiva para tratamento de Covid-19 e dos tratamentos de sucesso no município.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles