Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
12-08-20 15:27

Parlamentares propõem vários projetos durante os pequenos avisos

Deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL)

Durante o tempo destinado aos pequenos avisos da sessão presencial da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, (12), o deputado João de Deus (PT) foi o primeiro a se pronunciar. E começou relembrando aos colegas parlamentares, sobre a audiência pública, virtual, que será realizada amanhã, quinta-feira (13), às 9 horas.

Segundo o deputado, a audiência solicitada, por ele, em requerimento aprovado em Assembleia é para discutir sobre o retorno às salas de aulas. “A audiência tem uma importância muito grande e a gente precisa, se antecipar, fazer um bom debate e buscar um melhor caminho, dando total segurança para a população do nosso Estado e em especial às crianças”, enfatizou o deputado.

De acordo com João de Deus, foram convidados para participar da audiência pública, o secretário de Educação do Estado, Ellen Gera de Brito Moura, bem como representantes das secretarias de Educação dos municípios, do Conselho Estadual da Educação, dos sindicatos das escolas particulares e  dos trabalhadores das redes privada e pública e do Ministério Público Estadual.

O deputado coronel Carlos Augusto (PL) usou o tempo de dois minutos para falar sobre as demandas de vários deputados da Casa, em relação Casa, de problemas relacionados à Polícia Militar do Piauí (PM), dentro do sistema de segurança pública.

O parlamentar citou sua preocupação com a Corporação da PM, em seu mandato, e disse que tem trazido isso para o seu mandato. Foram vários questionamentos, entre eles questões como as de realocar policiais de um município para outro, bem como outras necessidades dos policiais militares, como o aumento do efetivo, da convocação imediata, para o curso de formação, solicitado em requerimento, no dia de hoje.

O orador observou que o efetivo da PM, hoje, é menor que 6 mil policiais, mesmo com mais de mil policiais, convocados no primeiro Governo de Wellington Dias.

Carlos Augusto disse ainda que vem  acompanhando, principalmente durante essa pandemia do novo coronavírus, o aumento de ocorrências policiais, em todo o Estado e reforçou sobre a necessidade urgente, do aumento do efetivo policial no estado do Piauí.

O deputado falou também da aprovação de um projeto de indicativo de lei, de sua autoria, que aumenta a idade de policiais militares para ir para a reserva e que está esperando o indicativo de lei, que já tem mais de quatro meses de sua aprovação, retornar à Casa.

Outra situação, segundo o coronel Carlos Augusto, é sobre o pagamento das  promoções de policiais militares, que há dois anos, estão sendo promovidos e ainda recebendo como em posto anterior. 

“Recebo muitos pedidos solicitando pelo menos um cronograma, das Secretarias de Administração e de Fazenda, para que os policiais possam ter os seus contracheques atualizados, nos seus devidos postos”, enfatizou.

Francisco Limma (PT) – O deputado ressaltou o pleno exercício da reunião conjunta, realizada no dia de hoje, na sala da CCJ, que antecedeu a sessão plenária dessa quarta-feira, e solicitou o mantimento dessas sessões, às quartas-feiras.

O parlamentar falou também sobre a entrega de várias academias de saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), resultantes de emendas de parlamentares, para municípios do interior do Estado 

Francisco Limma destacou sobre a importância da manutenção e forma física das pessoas, com a instalação das academias.

E lembrou que na manhã dessa quarta-feira,  acompanhou o governador Wellington Dias a retomada da obra da PI 112, na região da Cacimba Velha, com prazo de 120 dias. E parabenizou ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) pela iniciativa.

Franzé Silva (PT) – O parlamentar enfatizou sobre a importância de um diálogo com a equipe econômica do Governo, com o objetivo de se buscar um calendário de atualização das promoções dos policiais militares, enfatizado na fala do deputado Carlos Augusto.

O deputado falou ainda sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, no dia 12 de março e lamentou não poder juntar a cidade em prol dos mais necessitados, esse a no, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Esse ano, por conta da pandemia, nós vamos ter que nos reinventar e aproveito para agradecer ao presidente Themístocles Filho (MDB), ontem, recebeu a mim e ao padre Isaías Pereira, que é o coordenador da Caminhada da Fraternidade e atendeu ao nosso pedido, para fazermos uma live,  utilizando os meios de Comunicação da TV Assembleia”.

O deputado aproveitou para convocar toda a comunidade cristã, do estado do Piauí, para no dia 24 de outubro participar da live  que será realizada em prol da campanha da Fraternidade.

Paulo Martins (PT) – A emenda para a instalação de academias colocadas por ele, para alguns municípios do interior do Estado, foi o teor da fala do deputado Paulo Martins (PT).

Segundo o parlamentar, ele colocou seis emendas que foram rapidamente atendidas pela Sesapi. Bem como foram entregues também, para o município de Campo Maior, cinco cadeiras automáticas e cinco poltronas, para para o hospital de Campo Maior, para pessoas que fazem o acompanhamento de pacientes.

“Temos onze academias no município de Campo Maior, para criar condições de a população fazer sua ginástica e mais lazer. Sou muito grato do governador e ao secretário de saúde, Florentino Neto”, finalizou.

Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles 



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí