Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
03-09-20 10:11

Flora defende projeto de lei para criar a rota das cachoeiras no Piauí

Cachoeira da Formosa, em União (PI)

Foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, na reunião presencial de quarta-feira (2),  o Projeto de Lei da deputada Flora Izabel que prevê a criação da Rota das Cachoeiras do Piauí com a valorização das potencialidades nas áreas da gastronomia, turismo, ecoturismo, artesanato, transporte, agricultura familiar e economia local. Agora o projeto segue para a Comissão de Meio Ambiente e depois para votação em plenário.

Segundo a deputada, o Piauí abriga belezas naturais e paisagens deslumbrantes proporcionadas pelas cachoeiras que ficam mais em evidência no período chuvoso, entretanto, ainda é uma potencialidade do ecoturismo pouco explorada pelos turistas. Por isso, resolveu apresentar o projeto de lei para valorizar este potencial turístico do Piauí.

Flora explicou que haverá um roteiro integrado com a participação de prefeituras, das instituições do Piauí voltadas para a área de incentivo ao turismo e ao meio ambiente, do Sistema S, e da iniciativa privada com atividades de transporte, restaurantes e hoteleira.

A rota inclui os municípios de Esperantina, Piracuruca, Batalha, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio e Alto Longá com cachoeiras mapeadas pelo Governo do Estado, bem como outros municípios onde sejam descobertas novas cachoeiras.

Flora falou que as cachoeiras mapeadas pelo Governo do Estado são a Campeira (Alto Longá), Coruja, Lagoa Grande, Roça Velha e Rosário (Novo Santo Antônio), Lembrada e Tingidor (Juazeiro do Piauí), Arraias e Covão (Castelo do Piauí), Furnas (Jatobá do Piauí), Bica e Pedra Negra (Campo Maior), Salto Liso e Urubu Rei (Pedro II), Bota Fora (Piripiri), Riachão (Piracuruca), Chichá (Batalha) e Urubu (Esperantina).

“A criação da Rota das Cachoeiras vai ajudar o turista a explorar as belezas naturais desta rota cheia de atrativos que abrange regiões importantes do Piauí e proporcionará uma maior divulgação e aproveitamento das potencialidades dos municípios onde se localizam as cachoeiras”, disse Flora.

A rota visa garantir aos visitantes experiências inesquecíveis nas áreas da gastronomia, do artesanato, das tradições culturais, da agricultura familiar e uma vivência cultural em comunidades abrangidas que têm um estilo de vida bastante peculiar; e que vão enriquecer as experiências dos turistas.

Assessoria parlamentar - Edição: Katya D'Angelles



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí