30-09-20 13:41

Deputada recebe denúncia contra a administração do Hospital de Campo Maior

A sessão plenária virtual desta quarta-feira, dia 30 de setembro, teve início com a fala da deputada Teresa Britto (PV), que cobrou, mais uma vez, segundo ela, ações do secretário de estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, providências em relação ao hospital de Campo Maior, onde, de acordo com denúncias recebidas pela parlamentar, estariam acontecendo na administração daquele hospital, de absurdos como: assédio moral, desperdício de dinheiro púbico, desvio de recursos, entre outras.

“Tenho aqui, documentado, tudo o que encaminham para mim. Inclusive, aquela direção precisa ser afastada, daquele hospital. Lá, a escala dos médicos quem faz é a diretora do hospital. Coisas absurdas que nunca se viu acontecer em nenhum hospital do estado do Piauí”,  ressaltou.

Teresa Britto lembrou que já solicitou ao secretário de Saúde, Florentino Neto, para resolver os problemas e disse que  a situação do hospital está insustentável.

Outra questão relatada pela deputada é sobre um projeto que tramita na Casa, de colocar o Parque Zoobotânico dentro de uma parceria público-privado, e que que se faz necessário, fazer uma audiência pública, para discutir a proposta.

“O Parque Zoobotânico tem que continuar sendo público e disponível, para a população de Teresina, para que esta o utilize como fonte de lazer.  O Parque precisa ser melhor cuidado”.

Outro ponto destacado pela deputada foi a apresentação de um projeto de sua autoria, sobre a necessidade de se ter psicólogos para fazer o acolhimento à mulheres vítimas de violência, nas delegacias.

“As mulheres do Piauí precisam ser tratadas de forma ser bem cuidadas e é preciso que esse acolhimento seja feito por psicólogos, sejam as mulheres vítimas de violência física ou psicológica”.

Francisco Limma – O deputado Francisco Limma (PT), comunicou que na última segunda-feira, participou de uma solenidade alusiva aos cem anos do município de Esperantina, onde aconteceu uma celebração campal e ainda o lançamento do livro “Esperantina Cidade da Gente”, e ainda a entrega da Comenda Leonardo das Dores, em homenagem aos esperantinenses que deram suas contribuições para aquela cidade, e parabenizou toda a população e a equipe da prefeitura, pelo trabalho.

Outra questão colocado pelo parlamentar, foi sua visita, junto ao governador  Wellington Dias, à Ambev, para o lançamento de uma cerveja piauiense.

A cerveja, de acordo com o deputado, é fabricada a partir da fruta caju, adquirido através da agricultura familiar, de vários municípios piauienses, e a marca será lançada no mês de novembro desse ano.

João Mádison - O deputado João Mádison (MDB) falou nos dois minutos sobre a situação de algumas estradas piauienses e disse que ele, bem como outros parlamentares, estão sendo cobrados.

“Estamos sendo cobrados, no interior, por causa das estradas. E queria pedir ao líder do Governo, para que possa intermediar isso, com o diretor do DER-PI (Departamento de Estradas de Rodagem), para que ele possa nos explicar e detalhar como será feita a recuperação dessas estradas e quanto tempo levarão essas obras’.

O parlamentar disse ainda que tem andado pelo estado do Piauí e tem visto que o Estado está atuando, embora com algumas dificuldades previstas. E  lembrou que o Governo Federal tem enviado recursos, para  a pandemia, para o estado do Piauí, o que segundo ele, tem amenizado as falta de alimentos das pessoas menos favorecidas.

Francisco Costa – Fracisco Costa (PT) respondeu ao deputado João Mádison, em relação a discutir sobre a recuperação das rodovias do Estado.

O parlamentar é favorável à reunião com o senhor Castro Neto, diretor do DER-PI, para maiores esclarecimentos.

Francisco Costa também falou sobre sua visita, juntamente com o governador Wellington Dias, o secretário Florentino Neto e o diretor do hospital, Vinícius Nascimento, ao Hospital Infantil Lucídio Portela, onde eles visitaram as obras que estão sendo feitas naquele hospital. “Uma obra muito importante, com investimentos de quase nove milhões de reais, obra muito dígna que é a tenção pediátrica”.

Costa re referiu à fala da deputada Tereza Britto, sobre as denúncias recebidas por ela e propôs remeter formalmente, as denúncias, ao secretário de saúde, com o qual o deputado disse que já conversou sobre o assunto. O parlamentar disse ainda que nesse momento, não é justa a exoneração da direção, pelo fato de ainda não ter sido feita uma averiguação dos fatos. “Para pedir qualquer medida mais dura, é preciso fazer uma apuração mais detalhada das denúncia, para discutirmos o tema com mais propriedade”.

João de Deus – A fala do deputado João de Deus )PT) foi em cima da a eleição do governador Wellington Dias para coordenar o Consórcio Nordeste, ocorrida no último dia 28 deste mês, articulação feita com os nove estados. “O governador  Wellington Dias é uma pessoa habilidosa e determinada. Quero destacar a importância do nosso governador em está representando o Norte e Nordeste. Para todos nós é um motivo de satisfação e orgulho a escolha do governador”, disse João de Deus.

O parlamentar disse ainda que nessa segunda-feira, o governador recebeu uma comissão, formada pelo prefeito de Cocais dos Alves e vice prefeito de Cocal, para tratar do problema da estrada que liga a BR 343 que passa por Cocal e vai até Viçosa.

De acordo com João de Deus, o governador autorizou o DER-PI a iniciar a recuperação daquela estrada.

Lindalva Miranda