04-11-20 13:20

Deputados querem inspeção do TCE no transporte público de Teresina

Um grupo de deputados estaduais apresentou na sessão virtual de hoje (04) um pedido ao Tribunal de Contas do Estado para a realização de inspeção na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina para apurar as causas e responsabilidades pela crise no sistema de transporte público da capital. O requerimento foi apresentado pela bancada do PT e subscrito pelo deputado João Mádison (MDB).

Segundo o documento apresentado e aprovado na sessão deste manhã, milhares de passageiros tem sido prejudicados. Pede também que sejam inspecionados os aspectos legais e economicidade dos procedimentos para custear as empresas operadoras do sistema, além da apuração dos prazos dos repasses de custeio do Fundo Municipal de Transporte.

A deputada Teresa Britto (PV apresentou dois requerimentos pedindo à Secretaria de Educação a reforma da Escola Gervásio Costa, em Barras, e a construção de uma quadra no Centro Educacional Freitas Neto, no bairro Piçarreira, em Teresina.

Na mesma linha da Educação, a deputada Lucy Silveira (Progressistas) pediu informações sobre as despesas de investimento, custeio e com pessoal permanente, terceirizados, taxas, água, energia, internet e materiais de informática, merenda escolar e aluguel.

A parlamentar também pediu a discriminação do corpo docente da rede estadual, detalhes sobre a escolha de diretores, localização das escolas por município, quantidade de salas e funcionários, despesas com manutenção e contratos do transporte escolar, número de matrículas e disponibilidade de vagas.

A deputada Flora Izabel (PT) apresentou um voto de repúdio ao juiz Hudson Marques, ao promotor Tiago Felício e ao empresário André Camargo, além de seus advogados, pela absolvição da acusação de estupro da publicitária Mariana Ferrer, em Santa Catarina. Os membros da justiça consederaram que o estupro foi “culposo”, inexistente na Justiça do Brasil.  O deputado Ziza Carvalho (PT) apresentou um voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Campinas do Piauí, Chico de Miguel, aos 56 anos vitimado pela Covid-19.

Estiveram presentes à sessão virtual de hoje, o presidente Themístocles Filho e os deputados Evaldo Gomes, B. Sá, Elisangela Moura, Firmino Paulo, Flora Izabel, Francisco Costa, Fábio Novo, Georgiano Neto, Gessivaldo Isaías, Dr. Hélio Oliveira, João de Deus, Liziê Coelho, Paulo Martins, Ziza Carvalho, Coronel Carlos Augusto, Júlio Arcoverde, Henrique Pires e Oliveira Neto.

Durvalino Leal