Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | FALE CONOSCO | OUVIDORIA |
03-05-17 12:41

Sessão solene no Plenário lembra o Dia do Taquígrafo

Atendendo requerimento do deputado Firmino Paulo (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (03) sessão solene em homenagem ao taquígrafo, cuja data transcorre no dia 03 de maio. A sessão foi presidida pelo deputado Luciano Nunes(PSDB), que chamou para compor a mesa os líderes da categoria no Piauí, como Alcindo Rodrigues, Fátima Meneses; Professor José Neto, diretor da escola do legislativo e o representante do ex-deputado e ex-governador Freitas Neto, Antônio Alencar.

 

Ao saudar os homenageados o deputado Firmino Paulo disse que estava tão curioso – como é a população – para saber mais sobre a profissão do tequígrafo, que chegou a fazer uma pesquisa sobre o tema. Descobriu que o Dia Nacional da Taquigrafia é comemorado no dia 3 de maio, porque nesta data, em 1823, foi instalada a primeira Assembleia Nacional Constituinte, na qual o taquígrafo fundamental párticipação.

 

Duas Patacas

 

Enfim, a taquigrafia foi introduzida no Parlamento Brasileiro graças a José Bonifácio de Andrada e Silva, o “Patriarca da Independência”, protegido de Dom Pedro I. Ele viabilizou a abertura de aulas de taquigrafia para estudantes da rede pública e, para se interessarem, o rei resolveu lhes pagar diárias de 2 Patacas.

 

Depois de citar os nomes de todos os taquígrafos da Assembleia, o deputado Firmino concluiu, demonstrando a importância da categoria: “Conforme bem expressou Antônio Pereira Pinto, em 1873 no memorial em que narra a história dos “Anais da Assembleia Constituinte de 1823”, sem taquigrafia estaria irremediavelmente perdido o rico manancial de estudo e de elementos históricos”.

 

Em seguida falaram Fátima Damasceno, representando os taquígrafos da Assembleia e Corina Barbosa, criadora e implantadora do projeto “TaqTeen” - Taquigrafia Jovem, Taquígrafos para o Brasil. O projeto de Corina é modelo para o Brasil e até para a Argentina, onde foi apresentá-lo.

 

Por último falou Antônio Alencar, representando o ex-governador e ex-deputado Freitas Neto, que implantou na Assembleia Legislativa do Piauí, em 1978, o serviço taquigráfico da Casa.

 


 

Edmundo Moreira - Edição: Caio Bruno 



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí