06-02-18 14:59

Robert Rios faz duras críticas à mensagem lida pelo governador

O deputado Robert Rios (PDT) disse em discurso na tribuna que a única verdade existente na mensagem lida pelo governador Wellington Dias na reabertura da Assembleia é a data. Ele afirmou que comparou a mensagem com as anteriores e o conteúdo é praticamente o mesmo. Um ponto duramente criticado pelo deputado foi a afirmação de que o Estado economizou R$ 21 milhões na folha de pessoal, com o recadastramento e, no entanto, deixa atrasar o pagamento dos terceirizados.
Robert Rios criticou o governador por ele ter dito qual o percentual de aumento na arrecadação (11,4%), mas não informou o valor, naturalmente para não fazer o repasse aos demais poderes. Ele considerou falsa a informação de que investiu R$ 100 milhões na Segurança, quando os relatórios do secretário enviados à Assembleia não tratam disso. Para Robert Rios, o governo só tem dinheiro para contratar comissionados.
A falta de reajuste aos policiais militares, que desde 2014 não têm aumento, foi outro ponto criticado, bem como a falta de viaturas para o combate aos crimes, quando está provado que os assaltos a agências bancárias são semanais. Ele citou o exemplo da cidade de Cocal, onde a polícia, com apenas dois homens se sem armas não pode enfrentar os bandidos. A autorização de obras que não foram realizadas em prestação de contas de empréstimos foi outro ponto criticado pelo deputado.
O deputado Gustavo Neiva (PSB) ofereceu aparte para justificar sua ausência na sessão de reabertura da Assembleia, com os seguintes fatos: não conclusão do Rodoanel, que já tinha 80% concluídos na gestão anterior e também do Centro de Convenções, atraso no pagamento aos policiais militares e nos repasses para a Saúde nos municípios e a situação calamitosa dos hospitais, destacando o Tibério Nunes, de Floriano, que ele disse jamais ter imaginado que estivesse como mostrou a TV Clube em reportagem.
A deputada Juliana Moraes Souza (MDB) também justificou sua ausência na sessão de reabertura da Assembleia citando fatos como atraso de servidores em Parnaíba e abandono da estrada para a Pedra do Sal, que oferece sérios riscos de acidentes.
O deputado Robert Rios concluiu seu pronunciamento lamentando que o governador Wellington Dias tenha assinado autorização de obras que vão começar somente em janeiro de 2009. É como se ele contasse como certa sua reeleição – salientou. Ele disse que recebeu denúncia de que um ex-prefeito do PT pagou dívida com ambulância do município, e que o delegado que apura o inquérito, embora seja concursado, foi pressionado pelo delegado geral a passar pra ele a conclusão do inquérito. “Não sei se isso é verdade, mas vou apurar, e como o delegado geral não é muito chegado ao PT, só pode ter sido o governador que interferiu em defesa do colega de partido” - concluiu.
Repórter: Raimundo Cazé.

O deputado Robert Rios (PDT) disse em discurso na tribuna que "a única verdade existente na mensagem lida pelo governador Wellington Dias na reabertura da Assembleia é a data". Rios afirmou que comparou a mensagem com as anteriores e o conteúdo é praticamente o mesmo. Um ponto duramente criticado pelo deputado foi a afirmação de que o Estado economizou R$ 21 milhões na folha de pessoal, com o recadastramento e, no entanto, deixa atrasar o pagamento dos terceirizados.

Texto: Raimundo Cazé
Edição: Paulo Pincel