Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
07-11-18 13:51

Deputados cobram solução para saúde e liberação de emendas

 

A  situação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi tema da fala do deputado Gustavo Neiva (PSB), nesta manhã de quarta-feira, no tempo de dois minutos, destinados aos pequenos avisos. O parlamentar disse que diante do que foi colocado pelo diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, o hospital tem seu atendimento prejudicado, em conseqüência da precariedade no atendimento dos hospitais regionais, que estão praticamente com as portas fechadas, o que “obriga” os pacientes a serem encaminhados para tratamento em Teresina.


“O HUT foi um hospital projetado para atender cerca de oitocentos mil habitantes, que é a população de Teresina e hoje está atendendo a população de todo o Piauí. A regulamentação não está mais, sendo obedecida e a paralisia do atendimento dos hospitais regionais, onde falta de tudo”, diz Gustavo Neiva.

Ele se referiu a falta de material, medicamentos e até de cirurgias, que segundo ele, não estão sendo realizadas porque os médicos, além dos salários atrasados, não dispõem de material para a realização das cirurgias, e que isso vem acontecendo há muito tempo, nos hospitais do interior do Estado.

 

“O doutor Gilberto Albuquerque externou sua preocupação, com a atual realidade da saúde pública no estado do Piauí. E isso nós já denunciamos há muito tempo, na tribuna desta Casa, mostrando que os hospitais regionais estão sem nenhuma resolutividade. Problemas que poderiam ser resolvido nos hospitais regionais estão sendo trazidos para o HUT, por isso essa super lotação. Por isso que o doutor Albuquerque clama, para que o estado possa cumprir com sua obrigação, em relação aos hospitais regionais, que estão praticamente de portas fechadas, em quase todo o interior do Piauí”, reiterou.

 

 

Emendas impositivas não liberadas

 

 

O deputado Robert Rios (DEM) usou o tempo de dois minutos para indagar ao presidente da Casa, Themístocles Filho, sobre quais providências  a Mesa da Casa está tomando em relação ao não cumprimento das emendas impositivas, que os deputados apontaram e que  o governador não vem cumprindo.

“É uma desobediência à norma legal e o governador não está cumprindo. Eu gostaria de saber de Vossa Excelência, que providências estão sendo tomadas. Amanhã o secretário de Fazendo vem a esta Casa e ele vai ter que justificar para os deputados, porque não está pagando as emendas. O deputado Themístocles Filho respondeu ao deputado Robert Rios que na próxima semana lhe dará a resposta sobre o assunto.

Lindalva Miranda



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí