13-08-19 13:05

Teresa Britto alerta que a tuberculose não está totalmente controlada no Piauí

O Comitê Estadual de Combate à Tuberculose e HIV-Aids informou na manhã de hoje (13), durante reunião com vários segmentos da sociedade, que a tuberculose não sob controle total no Piauí, principalmente entre os portadores do vírus. A informação foi repassada pela deputada Teresa Britto (PV) durante os dois minutos da sessão plenária de hoje no legislativo estadual. Ela participou da reunião do comitê.
A deputada afirmou que a incidência vem crescendo nos presídios e nas comunidades mais carentes e se faz necessária uma imediata e eficaz política pública de combate à doença, que é silenciosa e altamente contagiosa, podendo infectar várias pessoas que convivam no mesmo ambiente, como em escolas, igrejas e até mesmo nos locais de trabalho.
“Além disso, a única enfermaria para o atendimento desses casos que existia no Piauí está fechada. Funcionava no Hospital Getúlio Vargas, mas os três enfermeiros se aposentaram. Dois outros foram contratados, mas devido aos atrasos no pagamento eles não estão mais trabalhando. O comitê está pedindo que a gente faça aqui uma audiência pública para discutir o assunto e pedindo também que seja encaminhada uma audiência com o secretário de Saúde, Florentino Neto, para que providências possam ser tomadas.
ECONOMISTA – Também nos dois minutos, a deputada Flora Izabel (PT) registrou o transcurso hoje do Dia do Economista. Ela, como profissional da área, salientou a importância da categoria e a necessidade de que a classe seja mais valorizada. “O acadêmico estuda muitos cálculos, muita matemática, para se preparar para ajudar as empresas e instituições a encontrar o seu melhor caminho. São muitas as dificuldades no mercado de trabalho, com o economista dando aulas, trabalhando em fábricas, mas sempre com o propósito de melhorar o equilíbrio financeiro de todos”, frisou.
Flora disse ainda que a profissão foi regulamentada pela lei 144, de 1954, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. “Desde então vem propiciando um incremento da economia, promovendo a diferença entre crescimento e desenvolvimento, pois este último visa a valorização social e econômica das pessoas, visa o ser humano”, afirmou.
HOMENAGEM – O deputado Dr. Hélio (PR) informou que participou na noite de ontem, na cidade de Ilha Grande do Piauí, de uma homenagem prestada pelos vereadores da cidade ao contador “Seu Nezim”, um senhor de 86 anos que ainda hoje exerce a profissão e vive com o vigor e a lucidez de um pessoa jovem. “Ele tem uma capacidade de leitura do momento de hoje do Brasil, do Piauí e do mundo. É uma pessoa iluminada, que nos ensinou e ensina muito. Tem compromisso e solidariedade social, tanto é que em sua casa funciona a associação dos idosos, reunindo as pessoas para ensiná-las a viver mais e melhor”, assegurou.

O Comitê Estadual de Combate à Tuberculose e HIV-Aids informou, na manhã de hoje (13), durante reunião com vários segmentos da sociedade, que a tuberculose não está sob controle total no Piauí, principalmente entre os portadores do vírus. A informação foi repassada pela deputada Teresa Britto (PV) durante os dois minutos da sessão plenária no legislativo estadual. A parlamentar participou da reunião do comitê.

A deputada afirmou que a incidência de tuberculose  vem crescendo nos presídios e nas comunidades mais carentes e se faz necessária uma imediata e eficaz política pública de combate à doença, que é silenciosa e altamente contagiosa, podendo infectar várias pessoas que convivam no mesmo ambiente, como em escolas, igrejas e até mesmo nos locais de trabalho.

Economista -  Também nos dois minutos, a deputada Flora Izabel (PT) registrou o transcurso hoje do Dia do Economista. Ela, como profissional da área, salientou a importância da categoria e a necessidade de que a classe seja mais valorizada. “O acadêmico estuda muitos cálculos, muita matemática, para se preparar para ajudar as empresas e instituições a encontrar o seu melhor caminho. São muitas as dificuldades no mercado de trabalho, com o economista dando aulas, trabalhando em fábricas, mas sempre com o propósito de melhorar o equilíbrio financeiro de todos”, frisou.

Flora disse ainda que a profissão foi regulamentada pela lei 144, de 1954, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. “Desde então, vem propiciando um incremento da economia, promovendo a diferença entre crescimento e desenvolvimento, pois este último visa a valorização social e econômica das pessoas, visa o ser humano”, afirmou.

Homenagem -  O deputado Dr. Hélio (PR) informou que participou na noite de ontem (12), na cidade de Ilha Grande do Piauí, de uma homenagem prestada pelos vereadores da cidade ao contador “Seu Nezim”, um senhor de 86 anos que ainda hoje exerce a profissão e vive com o vigor e a lucidez de um pessoa jovem.

“Ele tem uma capacidade de leitura do momento de hoje do Brasil, do Piauí e do mundo. É uma pessoa iluminada, que nos ensinou e ensina muito. Tem compromisso e solidariedade social, tanto é que em sua casa funciona a associação dos idosos, reunindo as pessoas para ensiná-las a viver mais e melhor”, destacou.

Duralino Leal - Edição: Katya D'Angelles