20-09-19 08:23

Teresa Britto propõe a convocação de secretário de Educação do Estado

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

A convocação do secretário de Educação, Ellen Gera, para prestar esclarecimentos sobre a situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e sobre o transporte escolar no Estado, dentre outros assuntos, foi defendida, hoje (19), pela deputada Teresa Britto (PV), ao discursar na sessão plenária. Ela pediu o apoio do líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), para apresentação de um requerimento convocando o secretário.
Teresa Britto denunciou que a situação da Uespi não melhorou desde a greve de professores e estudantes ocorrida no início do ano, afirmando que dezenas de disciplinas não têm professores, que os salários dos servidores terceirizados continuam em atraso, bem como o pagamento das bolsas dos alunos. “Tem estudante da Faculdade de Medicina da Uespi estudando uma disciplina por semestre por falta de professores”, declarou ela.
A parlamentar do Partido Verde pediu ainda ao líder do Governo que marque audiência com os secretários de Educação, Ellen Gera, do Planejamento, Antonio Neto, e de Fazenda, Rafael Fonteles, para discutir a autonomia financeira da Uespi a partir de 2020. Teresa Britto afirmou que a Universidade Esatadual terá melhores condições de funcionamento quando tiver autonomia para administrar os recursos orçamentários (duodécimo) que receber nos próximos anos.
Em aparte, o deputado Gustavo Neiva (PSB), líder da Oposição, disse que o Governo fez várias promessas durante a greve realizada no início do ano, mas não cumpriu nada até agora. “Tem 600 disciplinas sem professores e existem alunos que estão há três meses sem receber suas bolsas”, declarou ele, assinalando que as dificuldades ocorrem, também, na área da saúde devido a falta de condições de funcionamento dos hospitais e atraso no pagamento dos salários dos funcionários.
Teresa Britto concluiu o seu pronunciamento afirmando que “a nossa luta e cobranças que fazemos buscam zelar por aquilo que pertence ao povo e não ao Governo ou à Assembleia Legislativa”. Teresa Britto destacou ainda que os parlamentares de oposição têm votado e continuarão votando a favor das proposições que sejam boas para o Piauí.
Por J. Barros

A convocação do secretário de Educação, Ellen Gera, para prestar esclarecimentos sobre a situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e sobre o transporte escolar no Estado, dentre outros assuntos, foi defendida pela deputada Teresa Britto (PV), ao discursar na sessão plenária de quinta-feira (19). A oradora pediu o apoio do líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), para apresentação de um requerimento convocando o secretário.

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles