Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
08-10-19 11:22

Novena na Alepi vai alertar sobre a prevenção do câncer de mama

Celebração na Capela da Assembleia Legislativa

 

A Serviço Social da Assembleia legislativa realiza na próxima terça-feira (15) o Outubro Rosa com uma novena na capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da Alepi, com transmissão ao vivo da rádio e TV Assembleia.
De acordo com as pesquisas o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os câncer que afetam o sexo feminino. Para Brasil, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019, com risco de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Conforme as pesquisas, os principais sinais e sintomas da doença são: nódulos (caroços) geralmente endurecidos, fixo e indolor; pele de mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços.
De acordo com os estudos, nos últimos anos, o INCA tem trabalhado com a população feminino a importância de estar alerta a qualquer alteração suspeita na mamas.
Emerson Brandão 

Como parte da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o Serviço Social da Assembleia Legislativa organiza para a próxima terça-feira (15), às 9h, uma novena na capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no edifício-anexo da Alepi. A celebração, a cargo do Padre Fábio Fernandes. terá transmissão ao vivo pela Rádio Assembleia e TV Assembleia e deve reunir servidores, deputados e convidados. Números - De acordo com as pesquisas, o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. 


Foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019, O que equivale a 56 casos/100 mil mulheres. Conforme essas pesquisas, os principais sinais e sintomas da doença são: nódulos (caroços) geralmente endurecidos, fixo e indolor; pele de mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo afetado e saída espontânea de líquido desse. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços. De acordo com os estudos, nos últimos anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem trabalhado com a população feminina a importância da prevenção e da atenção a qualquer alteração suspeita na mamas.

Emerson Brandão - Edição: Katya D'Angelles 



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí