Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
25-10-19 09:12

Sancionada lei que cria o Dia Estadual da Menina no Piauí

Governador sancionou lei do Dia Estadual da Menina

O governador do Piauí, Wellington Dias, sancionou na quinta-feira (24), a Lei, cujo projeto é de autoria da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas), que institui o dia 11 de outubro como o Dia Estadual da Menina. A assinatura do documento ocorreu em paralelo a mais uma edição da campanha Meninas Ocupam, realizada pela ONG Plan Internacional do Brasil e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Na edição de quinta-feira, a campanha de empoderamento e igualdade de gênero Meninas Ocupam levou a jovem Brenda Maria, de 12 anos, para ser governadora por um dia. Também participaram do evento Crislane, de 16 anos, como vice-governadora; e Mauricélia Lima, 19 anos, escolhida para ocupar simbolicamente o cargo de deputada no último dia 10 de outubro.

 
Lucy Soares, proponente da Lei, não pôde comparecer ao ato solene devido a compromissos no interior do Piauí junto à Comissão de Saúde e Educação da Assembleia Legislativa, mas foi representava pela jovem Mauricélia Lima. Em posse do discurso que seria lido pela deputada Lucy, a jovem falou do sentimento de gratidão pela iniciativa que representa muitos avanços na luta pela igualdade de gênero das meninas piauienses.

No discurso lido pela por Mauricélia, a deputada Lucy Soares ressalta ainda que Teresina foi a primeira capital brasileira que instituiu o Dia Municipal das Meninas. “Isso representou nossa preocupação em discutir desde cedo, nas escolas, com as crianças, a valorização da menina, e promover o conhecimento sobre os seus direitos, provocando a ampla discussão sobre o enfrentamento de todas as formas de violência. Portanto, instaurar o Dia Estadual da Menina no Piauí, é de suma importância para conscientizar a população de que nossas meninas vivem em condições de desigualdade”, disse.

Com a criação do Dia Estadual da Menina,  o governo piauiense passa a ter responsabilidade de realizar projetos, palestras, rodas de conversas, seminários, campanhas e mobilizações que promovam os direitos das meninas, bem como, reconhecer a necessidade de se ampliar as ações para eliminar as desigualdades de gênero que impõem às meninas barreiras sociais e econômicas para o seu pleno desenvolvimento. Durante a solenidade, a iniciativa de Lucy Soares foi parabenizada por Wellington Dias. Através da sua assessoria de comunicação, Lucy agradeceu ao governador por ter apoiado a causa e sancionado a lei.

Assessoria parlamentar - Edição: Katya D'Angelles



 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí