07-11-19 12:18

Líder do Governo propõe grupo de trabalho para definir gestão de barragens

Ao falar no encerramento da audiência pública realizada hoje (7) na sala da Comissão de Constituição e Justiça, o líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), disse que apresentará na próxima segunda-feira (11) um requerimento propondo a formação de um grupo de trabalho para definir a elaboração de um plano de gestão e de manutenção das barragens do Piauí.
Francisco Limma afirmou que o grupo de trabalho poderá ser formado por representantes de órgãos públicos e entidades privadas, incluindo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Segundo ele, a decisão atende as sugestões apresentadas na audiência pública por representantes do Governo do Estado e das entidades sociais.
O superintendente das Câmaras Setoriais do Estado, Sérgio Vilela, sugeriu a criação de câmaras técnicas que realizem a gestão das barragens. A representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Amália Rodrigues, defendeu o fortalecimento dos conselhos existentes nos territórios que formam o Piauí que, segundo ela, podem contribuir com a administração das barragens.
O representante da Associação dos Irrigantes da Barragem Salinas, João Filho, cobrou maior agilidade na manutenção das barragens para evitar que ocorram rompimentos, como o de Algodões, em Cocal. A representante da Fetag-PI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí), Maria Betânia, parabenizou o deputado Francisco Limma pela realização da audiência pública, afirmando que a abertura das comportas das barragens é importante para que os agricultores dos municípios do semi-árido tenham água para consumo e a realização dos plantios.
Por J. Barros

Durante os encaminhamentos, no encerramento da audiência pública pra dioscutir a falta de água em municípios do Piauí e a necessidade de abertura das comportas de barragens, realizada hoje (7), na sala da Comissão de Constituição e Justiça, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT), prometeu apresentar, na próxima segunda-feira (11), requerimento propondo a formação de um grupo de trabalho para definir a elaboração de um plano de gestão e de manutenção das barragens do Piauí.

Francisco Limma afirmou que o grupo de trabalho deverá ser formado por representantes de órgãos públicos e entidades privadas, incluindo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Segundo ele, a decisão atende as sugestões apresentadas na audiência pública por representantes do Governo do Estado e das entidades sociais.

A representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI), Maria Betânia, parabenizou o deputado Francisco Limma pela realização da audiência pública, afirmando que a abertura das comportas das barragens é importante para que os agricultores dos municípios do semi-árido tenham água para consumo e a realização dos plantios.

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles