14-11-19 14:01

Warton Lacerda lamenta o excesso de burocracia no incentivo ao esporte

AUdiência pública discutiu mais incentivo ao esporte piauiense

Durante a audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa, para discutir a situação do esporte piauiense, parlamentares e representantes do Poder Público e do desportistas falaram sobre os principais empecilhos para o desenvolvimento do esporte no Estado.

Para o deputado Warton Lacerda (PT), as principais dificuldades estão na burocracia para liberação de incentivo aos atletas, assim como a falta de interesse da iniciativa privada no apoio aos atletas.

"Essa audiência tem o objetivo de unir todas aa categorias com as entidades e o Poder Público no intuito de buscar alternativas. A burocracia e um maior incentivo da iniciativa privada são os principais desafios do esporte piauiense", elencou.

Dentre os encaminhamentos da audiência pública, a reativação do torneio intermunicipal de futebol; reforma dos ginásios Pato Preto, no Mocambinho; Edmilson Jorge, no Dirceu; e Rui Lima, no Bela Vista; envio de ofício à bancada federal do Piauí propondo que cada deputado federal e senador destine R$ 1 milhão por ano de mandato para construção de praças esportivas no estado; criação de comissão para acompanhar as demandas do esporte; e estudo da viabilidade de um projeto para isenção de tributos para empresas que patrocinem o esporte.

Também participaram da audiência representantes das federações de badminton, volei, futebol, futsal, kung fu, MMA, natação, judô, handebol, capoeira, ciclismo, muay thai, tênis, atletismo, jiu jitsu, basquete e boxe, além de representantes da Comissão de Direito Esportivo da OAB-PI; Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina.

Assessoria parlamentar - Edição: Katya D'Angelles