Uespi de São Raimundo Nonato discute temáticas indígenas em projeto cinematográfico
29/04/2019 19:38

Nessa edição, será exibido o documentário “Os Matis”, produção do Discovery Civilization Channel. A entrada é gratuita.

A Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, promove a edição do projeto “Uespi-CINE: Cinema, Educação e História”, nesta sexta-feira (3), às 18h, na Sala de Conferências da unidade. Será exibido o documentário “Os Matis”, produção do Discovery Civilization Channel. A entrada é gratuita.

A professora Joilda Pereira afirma que pretende discutir sobre questões como a luta pelo resgate da cultura indígena, a cultura dos Matis, os reflexos do contato dos Matis com outros povos e a luta pela autoafirmacão territorial e social indígena. A escolha da temática também é em alusão ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.

Coordenador e professor do curso de História, Gustavo Durão, afirma que o projeto é de extrema importância para os alunos e professores. “Além de fornecer subsídios de filmes com temáticas para serem utilizadas em sala de aula, ainda orienta professores e alunos para a percepção de como os filmes/documentários carregam narrativas importantes de serem trabalhadas, aprofundadas e analisadas”, finaliza.

O projeto

O evento, organizado pelo curso de História, faz parte de um projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Iniciado em março de 2019, a extensão mensalmente apresenta e debate filmes e documentários de diversas temáticas.

 

 

 

Fonte: http://www.pi.gov.br/materia/uespi/campus-de-sao-raimundo-nonato-discute-tematicas-indigenas-em-projeto-cinematografico-7912.html

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí