“No trânsito, o sentido é a vida” é o tema da campanha Maio Amarelo que iniciou hoje (07)
07/05/2019 20:48

Sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito. Esse é o principal objetivo da campanha Maio Amarelo, que teve início hoje (07), na Praça João Luís Ferreira.  A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), juntamente com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, participará de todas as ações alusivas à campanha.

Neste ano a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida” aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução  Nº 771,  de 28 de fevereiro de 2019.

Os estudantes que compareceram à abertura participaram de bate-papo com educadores de trânsito dos órgãos que compõem do Sistema Nacional de Trânsito. A estudante Laiana Vitória da Silva, 17 anos, relatou que tem muitos amigos que já sofreram acidentes de moto e que somente após passar pelo susto mudaram de comportamento. “Acho que esse tipo de atividade é muito importante para todos nós. Sempre anda de moto com amigos pilotando, mas faço questão de usar o capacete, pois sei que ele protege a minha vida”, disse.

Já Alicia Vanessa Ribeiro, 17 anos, acredita que muitos jovens não sabem a importância do uso do capacete, por isso andam de moto sem ele. “A gente nunca pensa que vai sofrer acidentes, por isso se arrisca tanto. Conheço muitas pessoas que só passaram a usar o capacete após sofrer acidente”, complementou.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, as ações do Maio Amarelo visam alertar as pessoas à refletirem sobre os acidentes de trânsito, que têm causado tanta dor para muitas famílias. “Mais uma vez estamos convidando todas as pessoas a participarem das nossas ações em favor da vida. Estaremos durante todo mês realizando ações educativas para chamar a atenção em relação às mortes em acidentes de trânsito”, informou.

A gerente ressalta que as pessoas precisam mudar o comportamento no trânsito, pois somente assim mais vidas serão preservadas.  “Estamos juntos com os nossos parceiros nessa luta para proteger as pessoas. Faremos várias ações durante todo o mês, mas teremos como foco principal os motociclistas, pois eles fazem parte do grupo de risco na nossa cidade. São eles que mais se acidentam. Focaremos nos jovens, por isso faremos também ações nas faculdades”, disse.

Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida.

Em 11 de  Maio de 2011, a ONU decretou  a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Adotou -se a cor amarela por simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito.

Fonte: https://pmt.pi.gov.br/2019/05/07/no-transito-o-sentido-e-a-vida-e-o-tema-da-campanha-maio-amarelo-que-iniciou-hoje-07/