Taquigrafia abre 1º semestre de 2016
03/12/2015 18:03

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão começa 2016 em plena atividade. Teve início nesta segunda-feira (04), o curso de Taquigrafia com a especialista Fátima Damasceno. A carga horária é de 40h. 

 

A origem da Taquigrafia (do grego tachys = rápido e grafia = escrita) ou estenografia (do grego: στενός, stenos, "estreito", e γράφειν, graphein: "escrever", "gravar"). Com relação ao conceito trata-se de um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação com um método padrão de escrita.

 

O público-alvo são estudantes de Ensino Médio, comunidade acadêmica, secretárias, jornalistas, quem atua na área do Direito e que faz apanhamentos de depoimentos em casas judiciárias, casas legislativas e profissionais que assistem a videoconferências e que fazem anotações emcongressos, além de concurseiros.


Segundo Fátima Damasceno, o curso permite ao aluno a aquisição escrita abreviada e simplificada na qual se empregam sinais que permitem escrever com a mesma rapidez com que se fala. "A escrita taquigráfica tem aplicabilidade em casas legislativas, tribunais e câmaras. Jornalistas, secretárias executivas também usam esse tipo de escrita", disse.


A professora acrescenta que o texto é fidedigno ao que foi falado e bem lapidado para que a leitura seja bem compreendida. O perfil do participante após a conclusão do curso é ler e escrever com velocidade de 30 palavras por minutos. Para isso, vão ser realizadas aulas expositivas e práticas. A avaliação da aprendizagem vai ser executada através de Ditado Metrificação Tecnológica.

 

 

 


Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí