Quase 1.500 pessoas se matricularam na Escola em 2015
15/12/2015 17:53

 

Mais um ano terminou e mais uma vez a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão conseguiu desenvolver seu papel: garantiu a participação dos servidores da Assembleia Legislativa e de outros órgãos, além do público externo na aplicação da política didática e pedagógica para a qual foi criada. Ao todo, 1.480 pessoas foram atendidas através de cursos realizados na instituição.


Cursos de Extensão:

  • Técnica em Oratória, Módulo I (02 turmas) e Módulo II, num total de 20 horas/aulas cada. Ministrado pelo professor Jefferson Xavier, o curso teve o objetivo de capacitar 56 alunos sobre como utilizar o poder da fala em público.
  • Produção em TV. A jornalista e instrutora Alexandra Teodoro reuniu 24 profissionais e estudantes das mais diferentes áreas com o propósito de capacitá-los para o exercício de uma carreira importante, tanto para a televisão como para o rádio. A carga horária foi de 40h/a.
  • Licitação e Contrato. O curso foi ministrado pelo professor especialista Elder Jales. Com carga horária de 40 horas/aulas, tendo 35 participantes, o curso repassou noções do que é licitação, habilitação, pregão presencial e eletrônico, entre outros assuntos relevantes.
  • Autocad (02 turmas). O professor Luan Rusvel capacitou 33 alunos para o uso adequado dessa ferramenta para o auxílio de criação de projetos em 3D, abrangendo Engenharia Civil, Elétrica, Arquitetura, Design de Interior, Agrimensura, Topografia e Técnicos da Construção Civil. A carga horária foi de 30h/a.
  • Cerimonial e Protocolo. Durante 40 h/a, a professora especialista Emília Nunes, qualificou 25 pessoas sobre etiqueta social e solenidades. 
  • Fotografia Digital. Ministrado pelo professor Terceiro Matos durante 30h/a, o curso teve 15 alunos que aprenderam técnicas para utilizar melhor o equipamento.

 Graduação:

  • Direito, o curso foi fruto de convênio com a FAETE, tendo a participação de 31 servidores da Assembleia, após aprovação em vestibular. Iniciado em agosto de 2010, sendo que parte dessa turma concluiu o curso em junho do corrente ano de 2015 e parte terminou neste mês. No entanto, alguns acadêmicos que ingressaram posteriormente, ainda não finalizaram o curso por motivo de força maior.
  •  Enfermagem, o curso foi uma parceria entre a Escola do Legislativo e o IESM, tendo uma turma com 29 servidores da Assembleia, após aprovação em vestibular e os demais da comunidade, num total de 50. Iniciado em outubro de 2010, parte da turma concluiu e já houve a solenidade de colação de grau. O restante, apenas 11 acadêmicos, estão na fase final. Houve também a participação de dois servidores da Alepi no curso ministrado nas instalações do CEUT.

 

Pós-Graduação:

Convênio com a FAETE:

1. Docência do Ensino Superior com 21 pós-graduandos;

2. Gestão Estratégia de Pessoas com 105 pós-graduandos;

3. Gestão Econômica Financeira e Contábil com 32 pós-graduandos;

4. Direito Constitucional com 30 pós-graduandos;

5. Direito Civil e Processual Civil com 45 pós-graduandos; e

6. Direito do Trabalho e Processual do Trabalho com 38 pós-graduandos.

Totalizando 271 participantes nas especializações.

 

Convênio com a CESVALE:

1. Docência do Ensino Superior com 37 pós-graduandos;

2. Gestão Estratégia de Pessoas com 32 pós-graduandos;

3. Gestão Econômica Financeira e Contábil com 34 pós-graduandos;

Totalizando 103 participantes nas especializações.

 

Convênio com a FAR:

1. Direito Constitucional, com 46 pós-graduandos;

2. Direito Civil e Processual Civil, com 110 pós-graduandos;

3. Direito Tributário, com 32 pós-graduandos;

4. Direito Administrativo, com 37 pós-graduandos;

5. Direito Eleitoral, com 74 pós-graduandos;

6. Ciências Políticas, com 30 pós-graduandos;

7. Contabilidade e Orçamento Público, com 49 pós-graduandos;

8. Gestão Estratégica de Pessoas, com 38 pós-graduandos;

9. Docência no Ensino Superior, 21 com pós-graduandos.

Totalizando 437 participantes nas especializações.


A Escola do Legislativo também promoveu algumas palestras proferidas por renomados profissionais, como Flávia Bahia, Marcelo Ribeiro, André Loiola e José Lopes Neto.


Em 2015, representantes da instituição participaram do XXV Encontro Nacional dos Legislativos, nos dias 9 a 10 de junho, realizado em Vitória-ES. E ainda prestigiaram o XXVI Encontro da ABEL, no período de 4 a 6 de novembro, em São Paulo. Nos dois eventos houve troca de experiências, apresentação de atividades e fortalecimento no conhecimento.

Sobre as rotinas de serviço de apoio administrativo foram expedidos 18 memorandos para os diversos órgãos e setores da ALEPI e 89 ofícios.


De acordo com o diretor da Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão, Edmar Rodrigues, a instituição termina 2015 com saldo positivo em suas ações, principalmente pelo alcance social que obteve no meio do corpo de servidores da Assembleia Legislativa do Piauí.


“É de vital importância a expansão da Escola do Legislativo nos demais municípios, onde se faz presente o legislador municipal - o vereador. A Escola tem o propósito de trabalhar através de atividades externas em parceria com o INTERLEGIS e o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB”, destacou Rodrigues.


Segundo o presidente da Escola do Legislativo, deputado João Mádison Nogueira, a instituição procurou nortear suas atividades para melhorar a capacitação, o estudo continuado e o aperfeiçoamento dos servidores deste Poder e demais pessoas da comunidade. “Com isso, o resultado se tornou mais eficaz no aspecto da qualificação e do rendimento funcional dos profissionais que participaram de algum curso ofertado pela Escola”, pontuou.

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí