Pela primeira vez, Escola do Legislativo oferta Análise do Discurso
11/04/2016 09:49

Pela primeira vez, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão promove o curso de Introdução à Análise do Discurso este mês com data a ser definida, o que tem provocado expectativa por parte de diferentes profissionais interessados pela qualificação.

Com 40 horas de carga horária, o curso é destinado a jornalistas, advogados, historiadores, pedagogos, estudantes acadêmicos e demais profissionais dispostos em entender melhor a prática da linguística no campo da Comunicação, que possui como finalidade, analisar a estrutura de um texto e, a partir disso, compreender as construções ideológicas ali presentes.

Análise do Discurso será ministrado pela professora mestre, Audrey Tapety e entre os objetivos está a compreensão do conceito de discurso em Foucault e a analise da relação do discurso com as formações ideológicas.

De acordo com a ministrante, o pressuposto essencial do curso das metodologias propostas para a analise de textos em pesquisas é que um documento é sempre portador de discursos que, assim considerado, não pode ser visto como algo transparente. “A Analise do discurso irá privilegiar a perspectiva oposta a da concepção de análise de discurso como extensão da linguística, mas dentro de uma vertente que alie o linguístico com o sócio-cultural”, adiantou Audrey.

Ainda para a professora , o discurso é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto é desenvolvido. As ideologias presentes em um discurso são diretamente determinadas pelo contexto político-social em que vive o seu autor. Mais que uma análise textual, a análise do Discurso é uma análise contextual da estrutura discursiva em questão.

Já o diretor da Escola do Legislativo, Edmar Rodrigues, ressalta que a Escola vem se esforçando semestralmente na promoção de cursos de interesse dos servidores da Assembleia Legislativa do Piauí e da população em geral.

“A realização das nossas metas, se idealiza por meio de um planejamento constante e capaz de agradar aos alunos interessados, que frequentemente nos procuram em busca de qualificação profissional, demonstrando a preocupação da Escola em proporcionar conhecimento de qualidade”, frisa.