Contadores celebram conquistas da categoria em solenidade da Alepi
14/10/2021 12h14

Propositor da solenidade em homenagem aos contadores, realizada pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (14), o deputado estadual Franzé Silva (PT) destacou a importância desses profissionais para o equilíbrio financeiro das instituições públicas e desenvolvimento econômico das instituições privadas. O evento foi realizado em alusão ao Dia do Contador, celebrado no último 22 de setembro.
"Se não fosse o trabalho do contador, não teríamos alcançado o desenvolvimento que o Brasil e o Piauí alcançaram. É resultado da seriedade, dedicação e competência dos contadores o nível de arrecadação que hoje tem o país. Pode-se questionar as cargas tributárias, mas nunca se pode questionar a forma valorosa com que os contadores exercem a sua função", frisou o parlamentar.
Franzé Silva também relatou parte da sua própria trajetória como contador, formado pela Universidade Federal do Piauí. "O que me trouxe à Assembleia foi o curso de ciências contábeis. Foi por essa formação que comecei na iniciativa privada e que me levou ao setor público. Ajudei a organizar as finanças do Estado. Coloquei a experiência como contador para organizar a contabilidade pública, estabelecer o primeiro calendário de pagamento anual, tirando dos jornais a vergonha que era o atraso no pagamento dos servidores", disse.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Regina Pacheco, agradeceu pela homenagem e afirmou que o deputado Franzé é "amigo da contabilidade, porque caminha lado a lado com a categoria".  Regina destacou o reconhecimento dos contadores como essenciais ao Estado, em virtude da Assembleia ter aprovado lei que garantiu aos profissionais prioridade na vacinação contra a covid-19.
A presidente do Instituto de Mulheres Contadoras do Piauí (Imcepi), Janaína Melo, enalteceu a atuação das mulheres contadoras, citando nomes de profissionais que se destacaram, como Maria Clara Bugarim, Vitória Maria da Silva e Gardênia Braga. Janaína Melo afirmou que o protagonismo da mulher deve-se à sua sensibilidade e capacidade de diálogo.
CONQUISTAS - O presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Piauí, José Raulino, contador há 40 anos, fez um apanhado sobre a evolução das condições de trabalho dos contadores e as conquistas da categoria no Piauí, dentre as quais destacou a modernização da Junta Comercial.
Já o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra, enfatizou as conquistas no âmbito político, como a participação do CFC na elaboração do novo Código Comercial, a luta por uma Reforma Tributária que reduza e simplifique a carga tributária, além da retirada da Proposta de Emenda Constitucional 108/19, que determinava o fim da obrigatoriedade de inscrição em conselhos de classe.
Prestigiaram o evento, o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB); o deputado Evaldo Gomes (SDD); e o deputado Warton Lacerda (PT). "Imagina como seriam os Tribunais de Contas, as empresas, sem o profissional da contabilidade, tomando decisões conscientes, métricas reais e, sobretudo, decisões financeiras para o crescimento. Por isso, tenho um carinho muito especial por esses profissionais", destacou Evaldo Gomes.
Cristal Sá - Edição: Kattya D'Angelles

Cristal Sá - Edição: Kattya D'Angelles