B. Sá solicita esclarecimentos sobre reforma do Hospital Deolindo Couto
20/10/2021 15h02

O deputado estadual B. Sá (PP) requereu que seja enviado ofício ao governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, solicitando esclarecimentos sobre a reforma do setor de maternidade do hospital regional Deolindo Couto, em Oeiras. O tema esteve presente durante o pequeno expediente e os dois minutos da sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) desta quarta-feira (20).

B. Sá afirmou que o hospital tem um setor de maternidade que está parado, com a justificativa de que seria realizada uma reforma de duração de quatro meses e, então, o governo estadual fez um contrato de locação de um espaço em hospital particular no valor de R$ 90 mil mensais para esse período. No entanto, conforme o parlamentar, a reforma ainda não foi iniciada e o governo já pagou mais de um ano de aluguel, ultrapassando o valor de R$ 1 milhão.

“Venho, como parlamentar da região, cobrar isso do governo do Estado. Um esclarecimento. Uma obra que era para durar quatro meses, ao custo de R$ 500 mil, nunca foi feita, mas está gastando dinheiro em contrato de locação, que ultrapassa R$ 1 milhão. Isso é caso de ação de improbidade”, diz B. Sá.

Pequeno expediente

Júlio Arcoverde (PP) requereu que seja aprovada a requisição de documentos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, ou seja, as folhas de pagamento dos hospitais regionais do Estado dos últimos cinco anos. Solicitou, também, voto de louvor ao Sebrae do Piauí. Tais pedidos foram votados posteriormente durante a sessão e aprovados.

Ainda durante o pequeno expediente, foi lido que a Agespisa enviou dois ofícios. O primeiro ao deputado Júlio Arcoverde, prestando esclarecimentos relativos ao sistema de abastecimento de água do Residencial Gilson Coelho, na cidade de Bom Jesus. O segundo, ao parlamentar Henrique Pires (MDB), prestando esclarecimento acerca da viabilidade da construção de adutora na mesma localidade.

O governador do Estado enviou à Alepi a Mensagem de nº 63, a qual submete à casa legislativa Projeto de Lei que estabelece diretriz sobre a regulamentação de atividades off-road, reconhecendo-as como esportes de aventura e radical, bem como de importante valor cultural, turístico e econômico para o Piauí.

A Secretaria de Cultura do Piauí encaminhou dois ofícios à Assembleia, de números 136 e 137/2021, referentes à prestação de contas do período de maio a agosto de 2021.

Votação

Ainda na sessão desta quarta-feira (20), além dos requerimentos de B. Sá e de Julio Arcoverde, diversos outros foram votados.

Lucy Soares (PP) teve cinco requerimentos aprovados. Solicitou a garantia dos títulos de posse e a implementação de infraestrutura do Assentamento Coruja, no Vale do Gavião, ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), e ao secretário de desenvolvimento urbano, Edmilson Santos. Requereu a retomada da construção da praça ecológica do Residencial Cidade Sul ao prefeito da capital e ao superintendente de ações administrativas sul, João Victor da Silva. Demandou a expedição de ofícios ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), Castro Neto, para a recuperação da pavimentação entre os municípios de Luzilândia e Joaquim Pires e entre Joca Marques e Madeiro; e do acostamento da PI-130 que liga as cidades de Teresina e Palmerais.

Ziza Carvalho (PT) teve aprovada a solicitação de Audiência Pública na Comissão de Saúde para a discussão do Projeto de Lei que trata do incentivo à pesquisa científica com cannabis sativa e sobre o seu uso para fins medicinais. Assim como para a expedição de ofício à empresa VIVO, pedindo uma torre de telefonia no povoado Barriguda, no município de Ribeira do Piauí, e ao governador do Piauí para que sejam convocados os aprovados que estão na lista de cadastro de reserva do concurso para auditor fiscal ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI).

Teresa Britto (PV) também teve vários requerimentos aprovados. Pediu novos equipamentos ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a conclusão da reforma do prédio da Unidade Escolar Professora Helena Aquino, na cidade de Teresina, a pavimentação asfáltica da rua Travessa Crato, no bairro Aeroporto, na capital, a instalação da climatização e de um refeitório no Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, no município de Santa Filomena, a colocação de calçamento na rua Elesbão Veloso, no Planalto Bela Vista, e a recuperação asfáltica da avenida José de Moura Santos e da avenida Presidente Kennedy, entre as ruas Santo Antônio e Tio Bentes.

Os requerimentos aprovados de Gessivaldo Isaías (Republicanos) buscam, em Teresina, a intensificação do patrulhamento ostensivo no povoado Soinho, a pavimentação asfáltica na Rua 1, no bairro Parque Rodoviário e estudo de viabilidade técnica para implantação de semáforo na avenida Noronha Almeida. Solicitou, também, encaminhamento de ofício ao Procon-PI para haver fiscalização nas operadoras de telefonia em relação às ligações abusivas e indesejadas de telemarketing.

Dr. Hélio requereu encaminhamento de ofício ao prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e à Secretaria de Estado das Cidades (Secid) para a execução da obra de ciclovia e pista de cooper, de extensão de 9 km, no município.

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles