Alepi

A ASSEMBLEIA | GALERIA DE FOTOS | WEBMAIL | NOTÍCIAS | OUVIDORIA | Organograma |
21-09-21 13:28

Projeto de Lei incentiva pesquisas com cannabis sativa no Piauí

 


O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) apresentou nesta terça-feira um Projeto de Lei que incentiva a realização de pesquisas científicas com Cannabis sativa para fins medicinais. O parlamentar defendeu, durante a sessão plenária de hoje (21), que a proposta deve gerar benefícios para os cidadãos que são acometidos por doenças, que podem ser tratadas com substâncias extraídas da planta.


O parlamentar explicou que a Cannabis sativa é amplamente utilizada para tratamento medicinal nos Estados Unidos. “Hoje há uma grande dificuldade para os pacientes que precisam utilizar esse item porque eles precisam importá-lo. Nos Estados Unidos, o uso da Cannabis é autorizado em 47 estados. Recentemente, São Paulo, Goiás e Distrito Federal regulamentaram a pesquisa científica com a utilização da Cannabis sativa. Então, apresento esse Projeto aos colegas e peço que debatam com racionalidade”, afirmou.


Ainda durante a sessão, o deputado informou que apresentou requerimento à Assembleia Legislativa, solicitando empenho da bancada de deputados federais do Piauí para a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Nº 823/21. A matéria, conhecida como Lei Assis Carvalho, previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar em razão dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.


Em discurso na sessão plenária, o deputado Gustavo Neiva (PSD) informou aos demais parlamentares que esteve recentemente na cidade de Sebastião Leal, onde participou de reunião com o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, o senador Elmano Férrer, lideranças da região e representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). 


Na ocasião, os participantes trataram da situação dos problemas infraestruturais das rodovias estaduais da região. “Foi reivindicado pelos produtores a resolução da problemática das estradas. Nessa reunião, surgiu a ideia da possibilidade de federalização das rodovias que atendem a região. Essa solicitação chegou à Brasília e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas sinalizou positivamente para essa possibilidade”, relatou Gustavo Neiva.


Região Norte


O deputado Oliveira Neto comentou requerimento de sua autoria destinado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), solicitando a imunização em massa da população residente no município de Cajueiro da Praia contra a Covid-19. “Aquela região recebe muitos turistas. Além disso, há a questão das variantes em circulação. Há urgência em vacinar a população, antes do mês de dezembro, em razão da proximidade do período de férias”, pontuou. O parlamentar usou a fala para parabenizar a posse da ex-deputada Flora Izabel como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).


A região norte do Piauí também foi tema do discurso do deputado Dr. Hélio (PL). O parlamentar reforçou as cobranças sobre a necessidade de maior investimento em segurança em cidades como Parnaíba e Luís Correia. “Há muita dificuldade no que se refere à segurança em bairros como D. Rufino e João XXIII. Há apreensão por parte da população que não pode mais circular a qualquer horário. Eu louvo a iniciativa do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) pelo requerimento que solicita a instalação de um Batalhão de Polícia Especializado na cidade de Parnaíba”, afirmou o parlamentar que ressaltou que é necessário um planejamento mais aprofundado para que se minimizem os índices de criminalidade na região.

 


Andréia Sousa - Edição : Katya D'Angelles


 



Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí