10-01-22 12:02

Agricultura familiar ganha impulso com distribuição de kits irrigação em municípios

Agricultures familiares receberam kits irrigação

Agricultura familiar do Piauí ganha impulso com kits irrigação para os municípios
Os kits, destinados a pequenos produtores, foram adquiridos pelo Emater, por meio de emenda do deputado Franzé Silva (PT)
Dezoito municípios piauienses em sete territórios de desenvolvimento receberam 69 kits irrigação direcionados a famílias da agricultura familiar, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 152.977, destinada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT).
Os municípios contemplados são: União (16); Oeiras (9); Pedro II (6); Angical do Piauí (4); Teresina (3); Valença do Piauí (3); São Julião (3); Ribeiro Gonçalves (3); Corrente (3); Luzilândia (3); Novo Oriente do Piauí (2); Barro Duro (2); Barras (2); Juazeiro do Piauí (2); José de Freitas (2); Fronteiras (2); Cajazeiras do Piauí (2); Alagoinha do Piauí (2).
Franzé observa que a agricultura familiar responde por cerca de 70% alimentos que vão à mesa dos brasileiros e que é necessário investir mais no setor. “Temos que olhar para os pequenos produtores, para as famílias que vivem da agricultura e carecem muito de financiamento, equipamentos, assistência técnica e outras formas de amparo”, pontua.
O parlamentar assinala que, também por meio do Emater, em parceria com a Agência de Fomento do Piauí (Piauí Fomento), “estamos viabilizando aos agricultores e agricultoras orientações sobre a elaboração de projetos, para que possam buscar financiamento para suas atividades”.
Estágio em prática agrícola
O diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, destaca, além da importância dos kits irrigação o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no Piauí, que o órgão está desenvolvendo, junto às regionais, projeto de inserção de estudantes para estágio em prática agrícola.
“Esse projeto visa ao desenvolvimento de projetos e aplicação de técnicas no campo, com a finalidade de impulsionar a produção. A assistência ao homem e mulher do campo é fundamental, inclusive com a criação de mecanismos para escoamento da produção local, como já temos articulado”, explica.

Franzé Silva observa que a agricultura familiar responde por cerca de 70% alimentos que vão à mesa dos brasileiros e que é necessário investir mais no setor. “Temos que olhar para os pequenos produtores, para as famílias que vivem da agricultura e carecem muito de financiamento, equipamentos, assistência técnica e outras formas de amparo”.

Prática agrícola

Ascom Deputado Franzé Silva - Edição: Katya D'Angelles